23 setembro 2004

Desabafos de um taxista

Há daqui a pouco dois anos, um iluminado qualquer aqui do distrito descobriu uma lei segundo a qual, diz o iluminado, os táxis não podem transportar passageiros enviados pelos centro de saúde a consultas, exames complementares de diagnóstico, etc. O engraçado é que esta lei apenas se aplica ao distrito de Portalegre. Alguém percebe?

A juntar a isto, a Câmara Municipal de Avis resolveu "ajudar" os seus munícipes facilitando transporte quase sempre que lhes seja solicitado. Eu muito honestamente, não tenho nada contra isso, se há dinheiro e possibilidade que se faça. Mas o problema é que estes senhores se esquecem que há pessoas que vivem desses transportes, será justo?
Para aqueles que acham que é justo, eu ponho as coisas nestes termos. Vamos imaginar que a Câmara resolve começar a dar medicamentos, cafés, cervejas, mercearias, óculos, computadores, combustíveis, pão, farinhas, pregos, parafusos, etc. etc. etc., e que resolve começar a fazer casas, carpintarias, ferragens, pintar, a arranjar carros, substituir pneus, etc. etc. etc., tudo de borla. Como é que fazíamos, fechava-mos todo o comércio local e íamos todos para empregados da câmara?
Será que ainda acham justo? Ou só é justo porque não lhes toca?
Peço desculpa pelo desabafo, e mais não digo porque não sou anónimo...